Vozes TTS para Android (uso em nav. GPS, livros, etc.) / Novas Engines / Novas Vozes PT-BR

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual a sua voz brasileira TTS preferida?

24% 24% 
[ 38 ]
8% 8% 
[ 12 ]
4% 4% 
[ 7 ]
14% 14% 
[ 22 ]
48% 48% 
[ 77 ]
2% 2% 
[ 4 ]

Total dos votos : 160

Vozes TTS para Android (uso em nav. GPS, livros, etc.) / Novas Engines / Novas Vozes PT-BR

Mensagem  APL em Ter Nov 20, 2012 1:13 am

1) SVOX (disponível no Google Market)

a) Voz Luciana (voz feminina, português brasileiro, versões 3.14 e 3.10)
a1)Versão 3.10 (créditos ao CircuitBreak - CBRK)
Contém as instruções em português para a instalação (APK + Patcher + Pasta de dados)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

a2) Versão 3.14
Instale o APK, baixe os dados pelo Market, caso ocorra algum problema, use o Patcher do arquivo anterior.

Parte Experimental, só para usuários avançados! Tente por sua conta e risco! Programas podem não funcionar com seu aparelho.

2) Loquendo (programa adaptado)

Passo 1: Instalar o programa principal loquendo.tts-all.apk (dentro do arquivo loquendo_tts.rar.

Passo 2: Instale a pasta LoquendoTTS (dentro do arquivo lqnd.rar) para a raiz do cartão SD( /sdcard/LoquendoTTS ).
É possível mover os arquivos para o SDCard externo, veja instruções dentro do arquivo readme.

Temos 3 vozes em português brasileiro
a) Felipe (voz masculina, português brasileiro, versão 1.0)
Extrair a pasta LoquendoTTS para a pasta do sdcard ( /sdcard/LoquendoTTS )

b) Fernanda (voz feminina, português brasileiro, versão 1.0)

c) Gabriela (voz feminina, português brasileiro, versão 1.0)

d) Esperanza (voz feminina, espanhol mexicano, versão 1.0)

e) Ximena (voz feminina, espanhol americano, versão 1.0

f) Susan (voz feminina, inglês americano, versão 1.0)

OBs.: Programa para decodificar/codificar os dicionários (formato Lex, Lexicon), é possível alterar o texto e melhorar a pronúncia.

3) Nuance (Vocalizer)
Instalar o programa principal Nuance (programa adaptado para android 2.2+)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (link atualizado, anterior corrompido)

a) Raquel (voz feminina, português brasileiro, versão 1.0 (data 20120301))
Extrair pasta Nuance na raiz do sdcard (/sdcard/nuance/)

b) Serena (voz feminina, inglês britânico, versão 1.0 (data 20120327))

c) Paulina
(voz feminina, espanhol mexicano, versão 1.0(data 20120301))

d) Samantha (voz feminina, inglês americano, versão 1.0 (data 20120327)

e) Milena (voz feminina, russo, versão 1.0 (data 20120301))

4) Acapela (disponível no Google Market)

Instalar a Acapela TTS Voices do Google Play (Market)

Existe uma voz em português brasileiro que é a Márcia (não sei se vão disponibilizar o Carlos e a Paola), só disponível via compra no Market. Deixo a voz Alyona para testes.

a) Alyona (voz feminina, russo, 22k alta qualidade)

Extrair a pasta acapelavoices na raiz do sdcard (/sdcard/acapelavoices/)

Não está ainda crackeado, não reabrir o acapela tts voices, senão será necessário fazer a re-extração do arquivo(o programa deleta os arquivos).

5)Mirrors
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ( NNCTTS2.2.rar atualizado)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ( android-voz_2.rar )

Senha:atualgps

Abraços. APOLO (APL).

Última edição por APL em Qui Nov 22, 2012 11:18 am, editado 13 vez(es) (Razão : Um novo arquivo para loquendotts / arquivo nuancetts2.2 atualizado (anterior corrompido)/adicionado (de)codificador de LEX)

APL

Masculino Mensagens: 7

Re: Vozes TTS para Android (uso em nav. GPS, livros, etc.) / Novas Engines / Novas Vozes PT-BR

Mensagem  ppp em Ter Nov 20, 2012 11:14 am

APL

Maravilha!!!

Vou baixar, testar e reporto.

Abs,
PPP

ppp

Re: Vozes TTS para Android (uso em nav. GPS, livros, etc.) / Novas Engines / Novas Vozes PT-BR

Mensagem  APL em Ter Nov 20, 2012 1:47 pm

Alterei a instalação e os arquivos do loquendo, veja se funciona no seu aparelho.

Uma coisa que aprendi na prática, pelo menos nos meus aparelhos, é não instalar tudo de uma vez, sejam as vozes e/ou as engines, só colocar o que se vai usar, parece que alguns conflitos são evitados desta maneira, .

Dizem que as melhores vozes são da Acapela, não posso confirmar isso, ainda não testei a voz pt-br.

É possível modificar os dicionários presentes nos pacotes de vozes dos diversos TTS (SVOX, Loquendo, etc), isso pode melhorar a pronúncia das vozes (é o caso do "NH" lusitano que é perceptível numa certa voz), etc.,vou tentar alguns procedimentos para fazer estas alterações.

Abs. APL

Última edição por APL em Ter Nov 20, 2012 2:15 pm, editado 1 vez(es)

APL

Mensagem  ppp em Ter Nov 20, 2012 2:13 pm

APL,

Onde acho o arquivo lqnd.rar do passo2 do Loquendo?

Obrigado,
PPP

Última edição por ppp em Ter Nov 20, 2012 2:21 pm, editado 1 vez(es)

ppp

Mensagem  APL em Ter Nov 20, 2012 2:16 pm

Aí vai o link (várias opções):

ou

Abs. APL

Última edição por APL em Ter Nov 20, 2012 2:27 pm, editado 2 vez(es)

APL

Mensagem  ppp em Ter Nov 20, 2012 2:22 pm

TKS.

ppp

Mensagem  ppp em Qua Nov 21, 2012 12:34 am

Amigo APL,

Nem acredito que estou novamente ouvindo a voz da Gabriela que tanto me acompanhou por esse mundo afora...

Obrigado. Valeu Mesmo!

Abs,
PPP

ppp

Mensagem  d780 em Qua Nov 21, 2012 11:10 pm

APL

Muito bom este tópico, parabéns...

d780
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens: 1492

http://ytudomais.blogspot.com

Mensagem  APL em Qui Nov 22, 2012 10:46 am

Após uma reclamação em outro fórum, confirmei uma corrupção (md5 diferente do original) no arquivo base Nuance (Vocalizer), atualizei os links. Ainda é necessário saber a compatibilidade com 2.x e 3x, mas parece ser compatível com versões 4.x

Se alguém tiver a voz Márcia da Acapela e quiser compartilhar com o fórum, por favor, envie uma MP.

Estou deixando também um programa para decodificar/codificar dicionários(Lex, Lexicon) do Loquendo. Pode-se alterar o arquivo texto e consertar os erros de pronúncia.

Pelo que parece, finalmente acabou a limitação de usar somente a voz da Luciana. cheers Very Happy

Abs. APL

APL

Mensagem  emersonfgodoi em Qui Nov 22, 2012 9:14 pm

Valeu, muito obrigado pela voz da luciana no android
TEnho um tablet sansung 7polegadas mod:gt p1010 então ele funciona bem direitinho
com igo primo, mas me parece que esta com probleminha na skin,instala e funciona direitinho depois na hora de sair
ele sai normal, mas quando inicio ele o igo da como não suportado skin 0x0 uma coisa assim acho que deva ser a skin???

emersonfgodoi

Mensagem  A.Senna em Seg Nov 26, 2012 5:52 pm

APL , boa tarde.

Ainda não tenho o meu celular em mãos (comprei ontem), mas já sei que ele não tem entrada para cartão microSD, e no tutorial diz para se colocar a pasta LoquendoTTS no cartão SD. Você tem idéia se dá para se mudar o caminho de instalação desta pasta ?? Gosto muito da Gabriela.

Abraços.

A.Senna

Masculino Mensagens: 36

Mensagem  arncalado em Qui Nov 29, 2012 9:20 pm

Bom dia amigos.
Venho a um tempo, desde que comprei meu tablet, tentando fazer com o Igo Primo fale o nome das ruas mas até o presente momento sem sucesso. Através da indicação do nosso amigo PPP, estou aqui neste post.
Bem, antes de mais nada quero explicar aqui o que tá acontecendo e ver se alguém aqui pode me dar uma direção e saber o que há de errado.
Tenho instalado no meu programa as seguintes vozes:
- English (US) Male/Female: set by sustem – TTS Pro Android V1.1
- Português (BR) Mulher Gabriela v1.127053 (Ruas NÃO anunciadas)
- Português (BR) Male/female: set by system TTS Pro Android V2.0 (Rua Anunciadas)
- Português (BR) Mulher Gabriela TTS V6 LoquendoPro Lua v2.1-25/set/2012 (ruas Anunciadas)
- Português (BR) Mulher Raquel V5 Nuance Pro Lua v2.1-25/set/2012 (Ruas Anunciadas)

Acontece o seguinte:
Quando clico no English sai uma voz que não dá pra entender qual idioma é que não parece ser inglês não.
Quando seleciono a Gabriela sem que fale o nome das ruas, a Gabriela Fala normalmente mas sem o nome das ruas e não fala nada além de vire a esquerda ou direita.
Quando seleciono o Terceiro, Sai uma voz diferente. É a mesma voz que o do primeiro que está com English mas a pronúncia é nitidamente notada que é diferente. Não é inglês. Percebe-se que ela fala o nome das ruas muito enrolado que parece uma outra língua qualquer.
Quando seleciono as demais vozes nada acontece. Fica mudo.

Quanto a instalação do SVOX, uma coisa que percebi, que em todas as minhas instalações que não foram poucas (rsrs) do primo android, em todas elas, o programa de instalção não me dá acesso para configurar a voz da Luciana. Quando eu clico no icone que tem a bandeira do Brasil (Brasilian Portuguese), pede para eu fazer o UPDATE mas eu recuso. Daí entra na tela do SVOX com dois botões sendo o primeiro com os dizeres LISTEN TO AN EXAMPLE. Ao clicar nele uma voz me fala - " Olá, eu sou glaucia, a nova voz brasileira de android. Eu converto ....". Dai, no segundo botão, abaixo de uns dizeres em portugues, que ao traduzir me diz que tenho que entrar lá nas configurações para configurar o aparelho para conversão da voz. Eu clico e nada acontece. No botão está escrito "Go to TTS Settings". Acredito que por eu não conseguir acessar a tela de configuração eu não consigo fazer a voz TTS funcionar.

Baixei os arquivos necessários mas não sei como instalá-los.
Dentro do meu Igo Primo, tem uma pasta SVOX onde lá está o SVOX e a voz da Luciana. Esses dois arquivos é para estarem dentro do SVOX mesmo, que por sua vez tem-se que estar no raiz do programa?
Aqui no post, no passo a passo diz:
- Passo 1: Instalar o programa principal loquendo.tts-all.apk (dentro do arquivo loquendo_tts.rar – Onde eu coloco o arquivo Loquendo_tts.rar? No raiz Igo, no raiz do cartão SD, na pasta Content? Onde?

Se alguém puder me ajudar e dar mais alguma orientação eu agradeço muito.

Um abraço a todos.

arncalado

Masculino Mensagens: 123

Mensagem  arncalado em Qui Nov 29, 2012 9:35 pm

Amigos.

mais uma dúvida:

Qual a difereção de Nuance e Loquendo? Tenho que ter os dois dentro do programa?

Abraços e muito obrigado.

arncalado

Mensagem  arncalado em Qui Nov 29, 2012 9:53 pm

PPP.

Como vai meu amigo? Eu aqui, na luta com esse android que já tá dando nos nervos. Meu, extremamente complexo as coisas neles né? No WinCE é tão mais fácil?

Meu amigo. Acho que vc pode me esclarecer uma coisa. Eu, tentado buscar solucões para eu instalar uma voz que me fale o nome das ruas, descobri que vc orientou um amigo de um site vizinho, conforme abaixo:
Henrique B

Voz TTS no Android é meio enjoado mesmo...

Na verdade quem controla a emissão dos comandos de voz é a "engine" do proprio android.

Ainda temos uma limitação: A lingua que vc escolhe dentro do iGo tem que ser a mesma lingua da interface do Android.
Por exemplo: Para o iGo falar em portugues o seu telefone/tablet tem que estar em portugues além disso no sistema tem que existir e estar ativada uma voz TTS em portugues..
Outra coisa: Não adianta nada voce escolher dentro do iGo a voz da Gabriela ou da Fernanda... O que o iGo falara é a voz da pessoa que está instalada no sistema... O fato de voce escolher uma voz dentro do iGo apenas "liga" a voz TTS.
Mais um exemplo: Se vc selecionar no ANDROID a voz do Fabio(masculina) e dentro do iGO a voz da Gabriela(feminina) você receberá as instruções do GPS pela voz do Fabio...

Tente este processo abaixo para que o iGO fale portugues do Brasil (não esqueça antes o back-up):

1)Retire da pasta iGo TODAS as dlls e as pastas TTS_Loq e também nuance.

2)Coloque o android com a interface em portugues do brasil

3)instale NO ANDROID uma voz TTS portugues (eu uso SVOX com a voz da Luciana). Teste no android se a voz TTS está funcionando pois só assim que aparecerá dentro do iGo a opção para selecionar uma voz tts.

4)pegue qualquer voz nuance em portugues BR de dentro do igo (não interessa sexo nem nome pois a voz que vc vai ouvir é a da Luciana)

5)Abra o arquivo dessa voz com o winrar e edite o arquivo info.ini

6)retire desse arquivo os comandos: (delete as linhas)
tts_engine="nuance"
phoneme_lang="POR"
tts_srate="22050"

7)Salve o arquivo.

8)Apague o arquivo Brazil.ph de dentro da pasta \content\phoneme

Agora é só selecionar dentro do iGo esta voz que vc editou.

Aproveite.

Abs.
PPP

Bem, no item 1 voce disse: "Retire da pasta iGo TODAS as dlls e as pastas TTS_Loq e também nuance."

Vc lembra que o que eu tenho é o seu pacote que somente por ele eu consegui fazer o primo funcionar no meu tablet. Isso já não veio configurado pois não acho nada a respeito dentro do IGO. Se não, onde estão essas DLLs e as pastas TTS_Loq. Estão dentro do Content/voice? Achei algo parecido por lá. Se sim devo mesmo apagá-las? E essas DLLs?

Se puder me responder eu agradeço por mais essa.

Abraços e uma ótima noite.

arncalado

Mensagem  ppp em Sex Nov 30, 2012 11:51 am

arncalado,

É isso mesmo, o pacote que lhe enviei já esta pronto para TTS e ja não contém as DLLs nem a pasta TTS_LOQ mas... ele tambem só tinha as 3 primeiras vozes que vc citou 3 posts aqui atras... Vc deve ter acrescentado as outras do wince (que não funcionam no android) as que ficam mudas...
O tutorial que vc colou era para uma pessoa que estava colocando pastas e dlls do wince dentro do Primo Android. O pacote que vc tem já esta "limpo" disso tudo.

Se vc seguir os passos do post meu que colou acima deve funcionar com o meu pacote original. A menos claro da limpeza das dlls/pastas e da criação do arquivo de voz tts para android pois isso ja esta no pacote. Voz 1 e 3 das citadas no seu post anterior acima.

Outra maneira é instalar as vozes Loquendo ou Nuance deste topico... Eu abandonei o SVOX e instalei a Loquendo desse topico e voltei a navegar com a Gabriela usando a voz em portugues de dentro do pacote que lhe enviei pois como esta dito acima a voz dentro do iGO só "liga" a voz TTS que esta instalada no sistema.

IMPORTANTE: Para que tudo funcione, ANTES de configurar o Primo vc tem que fazer o TTS funcionar com a lingua e a voz que vc quiser pelo SISTEMA ANDROID (pela configuração nativa do Android e NÃO pelo aplicativo da engine TTS que esta instalada). Depois disso vc só precisa selecionar dentro do primo a voz android correspondente a LINGUA que escolheu no sistema.

Abs,
PPP

ppp

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: