Criar arquivos kml para postos gnv

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criar arquivos kml para postos gnv

Mensagem  leandrof1 em Ter Fev 14, 2017 11:02 am

bom dia

pessoal desculpe postar aqui nao sei o local correto, gostaria de saber como posso criar arquivos kml para postos gnv ? ja procurei no google e nao encontrei nada com uma explicação direta, eu ja tenho um arquivo chamado brasil gnv mas esta muito antigo gostaria de saber como posso atualizar ele ou inserir novos postos gnv

aguardo contato desde ja muito obrigado
leandrof1
Novato
Novato

Respeito às Regras : 100

Ver perfil do usuário

Re: Criar arquivos kml para postos gnv

Mensagem  atlan em Ter Fev 14, 2017 3:06 pm

Leandrof1:

Você quer criar o arquivo kml para ser lido no iGO e apresentado durante a navegação como POI ou está procurando uma relação com novos postos GNV?
atlan
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem  leandrof1 em Qua Fev 15, 2017 9:15 am

bom dia

sim isso mesmo, gostaria de saber como criar o arquivo para ser mostrado o icone durante a navegação
leandrof1
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Criação de arquivos POIs personalizados para iGO

Mensagem  atlan em Qua Fev 15, 2017 10:41 am

Um tutorial para criar arquivos POI personalizados para iGO:

Spoiler:

Código:

A seguir um esquema genérico para criar arquivos kml que sejam lidos no Igo. É um pouco trabalhoso, precisa de um conhecimento beeemm básicão de html, mas funciona muito bem.

Depois de pegar o jeitão da estrutura do arquivo é bem tranquilo.  Pode ser que exista programas para converter o arquivo do Google diretamente para Igo mas eu não conheço, e apesar do trabalho, prefiro criar meus arquivos pois terei certeza que estarão do jeito que eu quero...

Tenho vários arquivos destes que utilizo em minhas viagens e funcionam 100%, permitindo a personalização dos ícones exibidos na tela do GPS.
Como disse, podem existir maneiras mais simples, mas eu gosto desta.....

Eu utilizo o aplicativo notepad++ portable para editar e criar os arquivos. Eles devem ser do tipo (e extensão): Nome_do_arquivo.kml. Estou anexando a este tópico um modelo para ser usado. Mude o nome do arquivo para o que você preferir.

Primeiramente uso o mymaps do Google para identificar e marcar nos mapas os pontos que me interessam, pois ao marcá-los, o Google fixa as coordenadas geográficas destes locais.

Então exporto o mapa no formato kml  (download). Ao abrir este arquivo no notepad  eu copio o que me interessa: o nome do local e as coordenadas:

Arquivo do kml do maps:
<Document>
<name>Postos GNV</name>   === nome do mapa criado no mymaps
 <Placemark>
 <name>Posto da serra </name>   = nome do POI
 <styleUrl>#icon-503-DB4436-nodesc</styleUrl>  = icone no maps *ignorar*
 <Point>
 <coordinates>-51.41479,-26.999765,0.0</coordinates>  coordenadas do local
 </Point>
</Placemark>

É só copiar o nome do POI (no seu caso o posto de GNV) e as coordenadas e então colar no arquivo que você criou:

Arquivo KML criado por você:

<Placemark>
 <name>Posto da serra</name>
 <metadata><igoicon><filename>gas.bmp</filename></igoicon> </metadata>
 <Point><coordinates>>-51.41479,-26.999765,0.0</coordinates></Point>
</Placemark>

No modelo que anexei,  a estrutura básica é esta (repare que é similar às tags usadas em HTML, pois na realidade usamos um modelo xml....):

Modelo:

<kml>

<Document>

<name>GNV</name> (nome do arquivo)
 <metadata><igoicon><filename>xxxx.bmp</filename></igoicon></metadata>  (Ícone mostrado no IGo na relação de POIS)

<Folder>
 <name>GNV</name>
 <Placemark>
 <name>nome do posto</name>
 <Point><coordinates> coordenadas</coordinates></Point>
 </Placemark>

<Placemark>
 </Placemark>

<Placemark>
 </Placemark>

</Folder>

</Document>

</kml>

A estrutura <placemark> </placemark> compreende cada POI a ser colocado:

Em <name> xxxx</name> coloque o nome do POI a ser mostrado

Em <metadata> <igoicon><filename>xxxx.bmp< /filename></igoicon> </metadata> coloque o nome do ícone que será mostrado na tela do GPS. Deve ser no padrão bmp.  Anexei também um ícone para você utilizar mas pode ser qualquer um.

Em <Point><coordinates>digite aqui as coordenadas</coordinates></Point>  coloque as coordenadas do POI.

Repita essa estrutura placemark quantas vezes desejar para conter os POIs desejados mas deixe sempre dentro da estrutura <folder> ......</folder> que delimita os placemarks.

Depois de tudo pronto, copie seu arquivo kml no GPS na pasta Igo \content\userdata\poi  e os ícones em \content\userdata\usericon .

Entre no Igo e vá em configurações  do mapa -> POIs e Alfinetes  e procure na relação que o seu arquivo de POIs estará lá. Ative os ícones para exibição e então configure a distância de exibição ( perto, próximo, etc...)  e PRONTO... Os seus POIs personalizados serão exibidos no GPS normalmente.

Como disse é um pouco trabalhoso mas o resultado é muito bom e preciso. Quando viajo faço esses arquivos com locais para conhecer e ir em cada cidade que passo e fica 100%.

Caso seu arquivo de GNV seja muito grande (contenha muitos postos em varias cidades, estados, etc...) você pode separar em vários aquivos (cidade, estado, etc) para facilitar a criação. Vai do gosto e tempo disponível!

COM RELAÇÃO AOS ÍCONES:
Eu uso um GPS de 7” então deixo os ícones em 60x69 pixels. Uso o GIMP para redimensionar os icones e o IPAQ31 para salvar no padrão bmp do IGO com fundo transparente. Pode ser o bmp padrão do Windows também (usando o Paint). Funciona, mas é meio complicado colocar um fundo transparente nesse tipo de bmp.

Arquivo com o modelo basico do POI para usar no notepad++ e o ícone de gás:
Spoiler:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Espero não ter sido muito complicada minha explicação... rsrsrsr

Abraços

Atlan
atlan
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem  leandrof1 em Qua Fev 15, 2017 11:18 am

obrigado eu vou ver se consigo nao entendo muito dessas coisa mas tem que tentar ne
leandrof1
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: