COMO ELABORAR E RODAR SEU MAPA RASTER NO IGO PRIMO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

COMO ELABORAR E RODAR SEU MAPA RASTER NO IGO PRIMO

Mensagem  Convidad em Sex Ago 23, 2013 11:34 am

Página Completada e finalizada (cahcunha - Piracicaba)

Olá amigos
Vou tentar ensinar a vcs o como elaborar um mapa raster de qualquer local que queiram.
O processo é um tanto complexo mas gratificante ao final.
Para quem não sabe o que é um mapa raster, explico que é um mapa obtido através de uma imagem de satélite, e a qual complementa o mapa original do navegador Primo, dando-lhe assim um visual sensacional. È como de certa forma estivessemos em tempo real no local e pudessemos observar a sua realidade virtual, e não apenas aqueles desenhos que o Primo nos apresenta.
Abaixo segue um video demonstrativo do uso de um mapa raster na resolução SHQ 19; ainda não chegamos a esta nitidez, mas chegaremos ainda.



Abaixo mostro também um mapa que fiz de minha cidade Piracicaba:



Vamos aos procedimentos então: São necessários 2 programas para podermos confeccionar o nosso mapa raster de nossa região e deixar os amigos com inveja.

1- O primeiro programa se chama: SAS PLANET (v.130124.7017).  O link para download deste está baixo:(procure esta versão que citei ou superior)

https://bitbucket.org/sas_team/sas.planet.bin/downloads


2- O segundo programa necessário se chama NNG.RASTER (v.3.1.5). Abaixo se encontra o link para o seu download.

4shared.com /rar/Uv289cs2/RasterNNG315.html

De posse dos dois programas vamos então a todo o procedimento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                             I- USANDO O SAS PLANET

Ao abrirmos o SAS PLANET aparece a seguinte imagem:

  FIM

3- Agora começa o acerto de tudo.
a- DATA SOURCE - (7 botão a partir da esquerda) - deixar Internet e Cache
b- SATELITTE - ( 8 botão a partir da esquerda)- deixar Google Maps
c- OVERLAY LAYER-(9 botão a partir da esquerda)- deixar: Google - HYBRID - para poder ver o nome das cidades,ruas ,etc.. Ao fazer no final o download desmarcamos essa opção.

4- A seguir vamos lá encima dos botões, no Menu e marcamos: - SETTINGS - OPTION - VIEW - CORDINATES REPRESENTATION = WS deg.(W12.1233)- Aply - OK.

5- * Agora vamos começar a brincar com o mapa. Notem que a esquerda existem 2 lupas.. vá então aumentando o ZOOM e movendo o mapa na tela até chegar na região que quer. Vá observando. Vá dando zoom e observando a sua cidade. O nosso mapa faremos no ZOOM 18. Um valor maior de zoom exigiria muita memoria de meu PC e tb do gps; não recomendo por hora. Um dia o Martifer faz uma no zoom 19 para nós; por hora será zoom 18.

* Localizada sua região diminua o zoom para um valor proximo de 13,12 ou 11,desde que de para ver a sua região, pq iremos começar a fazer o mapa.


6- Vá a seguir: SELECTION MANAGER (2 botão a partir da esquerda) -> usar RETANGULAR SELECTION.
- Agora a parte chata - a seguir desça seu mouse até a região que vc quer fazer o mapa... aí de um clique no botão esquerdo do mouse,no limite superior esquerdo do seu mapa (a parte superior de seu mapa do lado esquerdo deste).
- Irá abrir uma linha branca que nada representa,a seguir aparece uma linha AZUL, esta sim vc deve movimentar sem apertar o mouse até formar o quadrado ou retangulo cobrindo a área que ficará seu mapa.Após encontrar a sua área, de um clique no botão esquerdo do mouse.. sua área será marcada com linha PRETA.
- Esta é a sua área final.. a LINHA PRETA. (se acaso abrir no processouma janela chamada Select Manager, não a use,a feche.

7- IMPORTANTE(guarde esses valores): O problema é que o NNG Raster só trabalha com valores em graus decimais terminados em:
.000  .125   . 250  .375  .500  .625  .750  .875 (tem que terminar com esses valores as coordenadas -> latitudes e longitudes -> incrementos de .125).

-Isso quer dizer (correção no item 8 ), se alguma latitude minha deu originalmente S19,230 -> não pode ficar assim e tem que ficar os 3 ultimos algarismos como um daqueles 8 valores acima mostrados. Escolho o mais próximo podendo ser para mais ou menos. Voltando ao exemplo, se deu S19,230 vou deixar virar(digito na janela) S19,250. Se deu S16,113 procuro naqueles 8 numeros acima e opto por digitar S16,125....   se deu S16,130 vai virar 16,125 (mais próximo); etc

8- A seguir volto para o segundo botão a partir da esquerda - SELECTION MANAGER - e escolha a opção:BY COORDENATES. Vai abrir uma janela assim:




*Notem que as 3 ultimas casas estão diferentes daquelas 8 recomendadas. Assim as corrijo para valores que lá existem, eu mesmo escrevo dentro desta mesma janela os novos valores, ficando:




** Após aperto.. APPLY
*** (ANOTE NUM PAPEL ESTES VALORES AQUI OBTIDOS PARA AS LATITUDES E LONGITUDES POIS VAI USA-LOS POSTERIORMENTE).

9- Irá abrir uma janela automaticamente.. SELECT MANAGER ... marque o que as setas indicam na figura abaixo e após clique no START.
  - Seu download será iniciado... Demora este processo...NÃO MARQUE A JANELA -> CLOSE THIS WINDOWS AFTER STAR-  




10- Ao final do download clicar no botão QUIT. Automaticamente será aberto o SELECTION MANAGER - ir a seguir para a segunda aba deste : STITCH - ver na figura abaixo o que deve ser marcado neste:


Veja acima que foi marcado:JPEG; GOOGLE MAPS; ZOOM 18;overlay = NO; e escolhi um local em meu pc para salvar as imagens clicando no botão direito em SAVE TO, e dei o nome a essa imagem de PIRACICABA.

**O grande detalhe e mais dificil para entender por partes de algum é a razão de neste exemplo ter escolhido:
- Split Imagem
Horizontal = 2
Vertical = 2

Lembram dos numeros que tem que ficar no final com os valores :.000  .125   . 250  .375  .500  .625  .750  .875
Pense no seguinte como exemplo:
- para ir do 000 ao 125 - anda-se 1 casa
- para ir do 000 ao 250 - anda-se 2 casas
- para ir do 125 ao 500 - anda-se 3 casas
- para ir do 875 ao 125 - anda-se 2 casas
- para ir do 750 ao 000 - anda-se 2 casas na escala de numeros acima.; etc
Os valores finais que determinei para as latitudes e longitudes foram:


Latitudes de:22,625 e 22,875 (saindo do 0.625 andei 2 casas até chegar ao 0.875) -> então a horizontal = 2.

Longitudes de:47,750 e 47,500 (saindo do 0.500 andei 2 casas até chegar ao 0.750) -> então a vertical = 2

Obs: recomendo fazer com 2x2.. mas pode ser feito com 3x2;3x3; etc.. Valores maiores pegam áreas maiores e a imagem fica muito grande,não compensa.

- Após configurado tudo - apertar START no Selection Manager e será iniciada a confecção das imagens (neste caso 4 imagens)no local em que escolheu em seu pc. Estão no formato JPG.


11- Ao fim da confecção das suas imagens JPG no local em que escolheu no seu PC já pode fechar o SAS PLANET pois ele não será mais usado.

OBS: Aproveite e de uma olhada nas imagens que vc criou no local em que as salvou para ver a qualidade da imagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                          II- USANDO O NNG RASTER



No NNG RASTER o processo ´bem mais simples e fácil que no SAS PLANET.

1- Colocar o nome de sua cdade; br; source=18; compression =35 (alguns usam a 55 para melhorar o mapa;não altera muito);rezize filter = bicubic; SQH.

2- Abaixo no COORDINATES RASTER MAP coloco os valores finais que dei para as latitudes e longitudes,com o sinal NEGATIVO. Por isso devem anotar no SAS PLANET os valores finais obtidos para aqui colocar posteriormente.Observe a figura acima.

3- Na janela em branco (logo abaixo do botão calculate) vá colocando cada um dos mapas jpg que fez (apertando o botão a direita) e que foram salvos no seu PC ao final do SAS PLANET.
 -> *Indicar o caminho onde estão esses mapas (imagens) em seu PC....(no meu exemplo tenho 4 imagens lá no meu diretório Temp); a primeira seria -> C:\Temp\Piracicaba_1-1.jpg).. apertar CALCULATE e após COMPILE RASTER BLOCK (o processo demora um pouco; já chegou a travar meu PC mas basta sair do programa e retornar ,ou dar boot no PC e retornar ao programa e fazer novamente o procedimento). Outra vez resolvi o travamento retirando a imagem temp do local onde estão os arquivos.

4- Após faço o mesmo procedimento para a segunda imagem que tenho: C:\Temp\Piracicaba_1-2.jpg), etc.. apertar CALCULATE e após COMPILE RASTER BLOCK

5- Após faço o mesmo procedimento para as outras duas imagens que ainda tenho lá; a Piracicaba_2-1 e a Piracicaba_2-2; para cada uma delas uso o CALCULATE e após COMPILE RASTER BLOCK).

6- São então criados arquivos com extensão RST.... um arquivo para cada imagem, e localizados na mesma pasta em que se encontram as imagens.

7-Após compilar todos os seus mapas (blocos raster) - apertar - Calculate and fill the coordinates; irão aparecer do seu lado esquerdo as coordenadas calculadas pelo programa nas colunas E e N.

8- Deve-se apertar o botão correspondente de cada uma delas e ir associando com cada um dos arquivos (blocos criados anteriormente e com extensão rst).
- A ordem deve ir do maior para o menor segundo numero, dentro da sequencia numerica.. assim sendo no exemplo o primeiro seria o 1-2; o segundo seria o 1-1;o terceiro seria o 2-2 e o quarto seria o 2-1.

- se houvesse 3 numeros seria: 1-3;1-2;1-1;2-3;2-2;2-1;3-3;3-2;3-1.. e assim por adiante. Veja no nosso caso como ficou na figura abaixo:




9- Finalizando o processo basta apertar o botão de COMPILE RASTER NNG. Rapidamente aparecerá abaixo do lado esquerdo a expressão: "Rast Map OK".

10- Pode-se fechar o programa NNG RASTER pois o processo está terminado e seu mapa raster está pronto no mesmo local onde se encontram as suas imagens e com a extensão: RASTER. (os mapas são de grande tamanho).

                                        FIM


O Segredo para rodar os mapas raster:(segundo cahcunha - Piracicaba).

*******"Pequeno Manual para rodar mapas rasterizados no Igo Primo"**********

1- NO SEU:SYS.TXT

[debug]
reserve_memory="3670016" ;OPCIONAL E COLOCA SE QUISER
cache="10485760"; OPCIONAL
experimental_features="1";OPCIONAL
max_memory="480000000";OPCIONAL
raster_quality="1"

[map]
raster_2d_high_quality=1  
raster_3d_high_quality=1  

2- NO SEU - SYSTEM.INI (PASTA SAVE)
[lua]
rastermaps="1"

[map]
raster_in_2d="1"
raster_in_3d="1"
rasterorder="0,1302552684,180,1"

3- No Primo: Esse Primo eu quem inventei..



USAR SEMPRE...  Modo de visualização: 2D.  Ponto de visada: Normal ou Alto (jamais use o baixo; veja qual destes dois fica melhor a tela; teste estes 2 modos e veja no seu caso qual o melhor).






-> Fora isso...  existe só mais uma coisa a se fazer.. deve colocar a seguinte licença.. na pasta LICENSE:
4shared.com /file/1atltP1B/iPhone_Primo_ISR_1101__NNG__DE.html

-> Pra fechar deve criar uma pasta chamada RASTER em seu CONTENT...  e nessa pasta chamada RASTER colocar seus maps raster.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum